terça-feira, 7 de fevereiro de 2012



200 anos de Charles Dickens



Hoje é dia de comemorar o bicentenário de um dos mais importantes romancistas da Era Vitoriana. É impossível falar em romantismo inglês sem relembrar os belos textos de Dickens, não é?

Charles John Huffam Dickens, nasceu em Portsmouth, Inglaterra em fevereiro de 1812 - século de literatura simplesmente perfeita - desde cedo apreciava grandes obras como Dom Quixote e As mil e uma noites, pois ainda menino tinha a seu dispor uma biblioteca familiar bem abastada. Uma agradável opção para um menino pequeno, de saúde um tanto frágil. Aos doze anos, Porém a situação mudou, quando seu pai, não podendo quitar suas dívidas, acaba por ser preso. O jovem Charles então passa a morar num bairro bastante humilde e a trabalhar numa fábrica de graxas. 
Esse contexto, tão perto das difíceis condições da classe operária, mais tarde, irá inspirar grande parte de seus livros e contribuirá para fazer dele um bem sucedido introdutor da crítica social na literatura inglesa.
Aos vinte anos, após desistir de uma carreira de Direito passa a trabalhar como estenógrafo em um jornal, e logo passa a escrever pequenas crônicas.
Á partir do ano de 1836, Dickens começa a escrever por ecomenda "As aventuras do Sr. Pickwick. Segue então em 1937, escrevendo  "Oliver Twist ", "As aventuras de Nicholas Nickleby" além de outros títulos que também fizeram bastante sucesso.
Depois de uma grande temporada de viagens pelo mundo, retorna à Inglaterra para escrever, pode-se dizer, sua obra prima "Grandes Esperanças".
Em 1870, o país chora a perda de seu escritor grandemente reconhecido.
Suas histórias continuam vivas como nunca, seja nas várias reedições de suas obras, na produção de filmes ou seriados.
Este mês, estará disponível para empréstimo no Clube de Leitura um volume do belíssimo livro "Grandes esperanças", além do longa "Oliver Twist" dirigido por Romam Polansky, um dos mais fiéis ao livro - na minha opinião. E, para nossos alunos "Um conto de natal" e uma versão adaptada de "Oliver Twist".



Oliver Twist. Versão de Polansky

Grandes Esperanças. Adaptação inglesa