Sobre J. M. Barrie

No ano de 1860, nasceu na Escócia James Matthew Barrie. Filho de um fiandeiro, teve uma infância humilde no aspecto material, mas excepcionalmente rica em inspiração. Isso porque sua mãe sempre reunia seus dez filhos para contar histórias sobre piratas e coisas fantásticas. O pequeno James era o que ficava mais fascinado.
James em 1872


Porém, a morte de um de seus irmãos traz grande tristeza para a família e sua mãe entra em profunda depressão. James passou a vestir as roupas do irmão falecido na tentativa de chamar a atenção da mãe, até que com treze anos, saiu de casa para estudar. Sua baixa estatura e seu exagerado interesse por literatura e teatro lhe renderam vários apelidos.
Durante seus estudos, leu de forma atenciosa obras de autores como Júlio Verne, Mayne Reid e James Cooper. e já crescido conseguiu o ofício de jornalista no Nottingham Journal.


Aos vinte e cinco anos foi para Londres para trabalhar como escritor apesar de não ter dinheiro algum. Seus primeiros textos foram humorísticos para revistas. Três anos depois seu romance "Better dead" e sua peça Auld Licht Idylls que satirizava pessoas e fazia caricatura ao modo de vida escocês alcançou finalmente o sucesso.
Mas foi um encontro que tornou possível a produção de sua obra de maior sucesso, a peça Peter Pan.
O autor inspirou-se a escrever a história quando conheceu uma viúva chamada Sylvia e seus filhos, os irmãos Llewellyn Davies.

Sylvia
 Barrie e Sylvia tiveram uma amizade marcante, dando origem a certas fofocas que destruiu seu casamento. Essa amizade fora então essencial na vida do escritor. E Barry acabou por ficar com a guarda dos filhos de Sylvia quando ela faleceu.
Peter Llewellyn Davies
Apenas em 1911, sai a versão impressa da história e finalmente o mundo tem acesso às histórias da terra do nunca. Peter Pan ganhou várias reedições, dois desenhos animados dos estúdios Disney  e  em 2003 o diretor P. J. Hogan leva a obra aos cinemas numa grande produção.


Em 2005, é lançado "Em busca da Terra do Nunca", um filme biográfico sobre a juventude e auge da carreira de James Barrie, incluindo o processo da criação do personagem e todas as suas influências, interpretado brilhantemente por Johnny Deep - indicado ao oscar de melhor ator. Vale a pena conferir.